Início

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE É TEMA DE ENREDO NO CARNAVAL DO EURECA

Bloco leva enredo às ruas para divulgar o ECA e o princípio da Cidade Educadora

Em seu quinto ano de desfile, o Bloco “Eureca” resolveu levar para as ruas uma mensagem mais consistente em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a criação de um enredo próprio para o bloco. Com o enredo “20 Anos do ECA e o Protagonismo Infantil”, a história da construção e conquista destes direitos será contada de forma lúdica, assim como nas escolas de samba.


Dividido em quatro alas, o bloco mostra desde a existência do ECA na Constituição, passando pela conquista, desafios sociais a partir da legitimação dos direitos e a responsabilidade das autoridades para dar existência concreta ao estatuto. Porém, a grande proposta está em apresentar ao público vicentino o princípio da Cidade Educadora, e a possibilidade de tornar este, um título para São Vicente.

O nome ”Eureca” significa “Eu reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente”, inventado no ano de 1991, em São Bernardo do Campo para servir de ferramenta de divulgação do ECA. O bloco chegou a São Vicente em 2006, por meio do engajamento da ONG Camará, e hoje faz parte da agenda do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A ONG trabalha com o acompanhamento psissocial de jovens e com a defesa dos direitos da criança e do adolescente.

João Carlos Guilherme de Franca, coordenador geral da ONG, conta que “a cada ano tenta-se mobilizar mais pessoas, e atualmente ela é maior com a participação da Prefeitura de São Vicente, por intermédio das secretarias de Cultura, Turismo e Saúde, além da OAB e de um conjunto de entidades sociais”.

Segundo o coordenador, a expectativa para o desfile é de levar mais de mil pessoas para as ruas. A concentração para o desfile do bloco acontece terça-feira, dia 16, a partir das 15 horas, com saída prevista para as 16 horas, em frente ao píer da Avenida Antônio Rodrigues. O trajeto segue pela orla da praia até a Biquinha, encerrando o desfile na Praça Tom Jobim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário