Início

domingo, 14 de fevereiro de 2010

BLOCO BA-BAHIANAS LEVA TRADIÇÃO E FOLIA ÀS RUAS DE SÃO VICENTE

Roteiro começa às 10 horas, na Rua Marquês de São Vicente, no domingo de Carnaval

O bloco Ba-Bahianas sem Taboleiro, um dos mais tradicionais do Estado de São Paulo, promete agitar as ruas de São Vicente com 12 trios-elétricos, no dia 14 de fevereiro, a partir das 10 horas. A concentração será na Rua Marquês de São Vicente, em frente ao campo de futebol do São Vicente Atlético Clube, no Parque Bitaru.

É com empolgação que Nazir Estefano, presidente do bloco há 29 anos, fala sobre a expectativa do Carnaval desse ano. “Esperamos levar mais de 80 mil foliões às ruas do Centro da Cidade. Além disso, estamos ansiosos pelo retorno de um dos fundadores, Lino Sbravatti, depois de 50 anos de ausência”.

Considerado o pioneiro na Baixada Santista, o bloco completou 75 anos no dia do aniversário da Cidade, em 22 de janeiro. Entre as novidades de 2010, está a venda de abadás que custam R$ 7,99, que dá direito à entrada gratuita na Domingueira da Fantastic Chopperia, no mesmo dia. As camisetas podem ser adquiridas nas lojas Vip-X.

A iniciativa, comum nos carnavais fora de época conhecidos como Micaretas, tem o objetivo de atrair o público jovem que nem sempre é familiarizado com esse tipo de folia. Os trios também passarão pela Igreja Matriz, Praça 22 de Janeiro, Rua Padre Anchieta, Rua Frei Gaspar, Prefeitura e termina na Praia do Gonzaguinha. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura e das lojas Vip-X.

HISTÓRICO – Em um período em que os homens trajavam apenas vestimentas formais, dois irmãos, Alberto e Natalino Sbravatti, se reuniram com os amigos e resolveram criar um bloco onde os homens sairiam todos os domingos de carnaval vestidos de baianas.

O Ba-Bahianas sem Taboleiro recebeu em 2008 o título de “Patrimônio Imaterial da Cidade de São Vicente”, concedido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico de São Vicente (Condephasv). Atualmente, o bloco tem uma espécie de museu virtual no endereço www.blocobabahianas.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário