Início

sábado, 13 de fevereiro de 2010

20 MIL PESSOAS ACOMPANHAM DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA EM SÃO VICENTE

Apresentação das cinco agremiações vicentinas aconteceu na Avenida Presidente Wilson. Apuração acontece na quinta (18/02)

Mais de 20 mil pessoas acompanharam o Desfile Oficial das Escolas de Samba de São Vicente, na madrugada de sexta (12/02) para sábado (13/02), segundo a Secretaria da Cultura, organizadora do evento. Foram seis mil espectadores entre as arquibancadas e o camarote e 14 mil pessoas nos gradis instalados ao longo da passarela do samba, montada na Avenida Presidente Wilson.


Cinco agremiações fizeram belas apresentações e vão lutar pelo título. A apuração acontece na quinta-feira (18/02), às 16 horas, no Clube Tumiaru (Praça Coronel Lopes, 162 – Centro). O desfile transcorreu de maneira tranquila e nenhuma ocorrência grave foi registrada. Mais de 60 Guardas Municipais, além de Policiais Militares, jovens do projeto Jepom e agentes de trânsito estavam nas imediações e no local, auxiliando e orientando todos os presentes.

Quem compareceu, pôde brincar e acompanhar a apresentação das cinco agremiações vicentinas. Para o prefeito de São Vicente, Tercio Garcia, o resultado foi satisfatório. “Contamos com a compreensão e a colaboração dos vicentinos, que entenderam o fato de instalarmos a passarela do samba na principal avenida da Cidade. A presença da população e a resposta dada por todos aponta isto.

O carnaval vicentino é tradicional e familiar e reforçamos ainda mais este fato com o belo desfile apresentado pelas escolas, que estão de parabéns”. Já o secretário de Cultura, Renato Caruso, ressaltou a qualidade do desfile. “Vai ser muito difícil apontar uma escola campeã, já que todas se superaram, mostraram a força da comunidade e organizaram um desfile primoroso. A cultura vicentina se renova com atitudes como esta, já que o carnaval é uma importante manifestação cultural”.

Escolas – A primeira a entrar na avenida foi a Acadêmicos de São Vicente. A agremiação enfrentou problemas, como a falta de destaques em alguns carros alegóricos, mas nem isso desanimou os foliões, que levaram à passarela o enredo Por que não falar de amor. A cor vermelha e os corações foram os destaques da escola.

A Última Hora foi a segunda a entrar na avenida. Com uma comissão de frente formada por um grupo de dançarinos da região, que fizeram uma evolução que animou o público, a escola apresentou o enredo Do Eldorado africano ao berço fascinante da Vila de São Vicente. A agremiação contou a história de Negra Ginga, princesa africana que viveu em São Vicente e, supostamente, teve um romance com o navegador português Martim Afonso.

A terceira escola que entrou na avenida foi a Beira Mar. Com um abre-alas rico em detalhas dourados, teve como enredo Lendas e Mistérios da Amazônia. Nos carros alegóricos, esculturas em movimento chamaram a atenção do público, como a da Índia Jeci, que tinha mais de cinco metros de altura, e de dois jacarés. Outra lenda amazônica, o Curupira também foi retratado em uma alegoria.

Quarta escola a entrar na avenida, a Água Vicentina, apresentou o enredo Rainhas África, mãe gentil. No abre-alas, o símbolo da escola, uma água articulada de quase dez metros de largura, chamou a atenção. A agremiação também trouxe em seus carros muitos efeitos, como luzes e fumaça, além de outras alegorias em movimento. A campeã do carnaval vicentino em 2009 foi a última a entrar na passarela.

A Imperatriz da Ilha veio com o enredo “Quer ser feliz? O palhaço é quem diz. Vem para o circo da Imperatriz”. Alas multicoloridas, esculturas com seis metros de altura de palhaços, picadeiro e de um cavalo-alado compuseram o desfile da Imperatriz. A atriz Marissol Dias, que viveu Índia Bartira na Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, desfilou como destaque em um dos carros alegóricos, interpretando Cleópatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário