Início

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CONHEÇA OPÇÕES DE PASSEIOS EM SÃO VICENTE


Cidade oferece aos turistas lazer, história e cultura

Além de seus mais de três quilômetros de belas praias, São Vicente tem muito mais a apresentar aos seus visitantes. Entre os pontos turísticos preferidos estão o Teleférico, Morro da Asa Delta, Horto Municipal, Memorial dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, Vila de São Vicente, Biquinha e Casa Martim Afonso.

Inaugurado no ano de 2002, o Teleférico de São Vicente possui um percurso de 700 metros, ligando a Praia do Itararé ao Morro Voturuá. Até o Carnaval, o Teleférico funciona das 10 às 19 horas. Após a temporada, o horário de funcionamento é das 10 às 18 horas (aos sábados, domingos e feriados) e das 13 às 18 horas (segunda a sexta-feira). O passeio custa R$ 12 por pessoa. Maiores de 60 anos pagam meia-entrada e crianças até 8 anos não pagam. Do alto do Morro do Voturuá, é possível contemplar uma das mais lindas vistas da Baixada Santista e visitar a plataforma de decolagem de asa-delta e parapente. Descoberto pelos praticantes de voo livre, o Morro tem seu ponto máximo a 180 metros de altura. Além do teleférico, o acesso também pode ser feito de carro pelo Morro do José Menino, em Santos.

Parque Ecológico - Criado com o intuito de cultivar plantas ornamentais e vegetação para a arborização da Cidade, o Horto Municipal foi inaugurado em 1954 e logo se transformou num dos principais pontos turísticos de São Vicente. Após a transferência do cultivo de plantas para outro ponto da Cidade, o horto foi transformado recentemente em Parque Ecológico Voturuá, numa área 825.500 metros quadrados de área verde da Mata Atlântica. O espaço de lazer ainda oferece um zoológico (com leões, onças, hipopótamo e demais espécies), quiosques, playground, pesque-pague e praça de alimentação. O endereço é Rua Catalão, s/nº – Vila Voturuá. Aberto ao público de terça a domingo, das 7 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Niemeyer - O Memorial dos 500 Anos de Descobrimento do Brasil foi a primeira obra protejada por Oscar Niemayer em todo o litoral paulista. Situado na Alameda Paulo Gonçalves, no alto da Ilha Porchat, o monumento contribui para tornar ainda mais prazerosa a visita à ilha. O monumento possui uma plataforma em design arrojado, com curvas e linhas ousadas em concreto. Está a 76 metros do nível do mar e tem capacidade para 250 pessoas. Para apreciar a bela vista das praias de São Vicente e Santos, o mirante do monumento se projeta a 17 metros a partir da encosta da ilha. A cobertura, em forma de asa côncava, tem no teto um painel de fotos e gravuras contando a história do País. Seu vértice é apontado para Brasília.

No Parque Vila de São Vicente, os visitantes podem conhecer a colônia do século XVI em diversos espaços culturais, tais como lojas e tavernas. Atores reproduzem o estilo da época da fundação da vila. Nas sextas-feiras e sábados, a partir das 20 horas, o local atrai muitos visitantes para assistir às apresentações musicais de MPB. No domingo tem dança de salão e às segundas-feiras a noite é de samba. O Parque Cultural Vila de São Vicente funciona diariamente, das 10 às 22 horas. O endereço é Praça João Pessoa, s/nº - Centro, em frente à Igreja Matriz e ao lado do Mercado Municipal.

Construída em 1553, a Biquinha de Anchieta foi uma das principais fontes de água da população de São Vicente durante séculos. Seus azulejos azuis trabalhados a mão são relíquias históricas. Lá, o famoso padre jesuíta bebia água e catequizava índios. Além da bica, a praça conta com uma estátua em tamanho natural do padre Anchieta, feita em fibra de vidro. No local ainda há espaço para venda de artesanato e dos tradicionais doces.

Sítio Arqueológico - A Casa Martim Afonso era uma fortaleza toda de pedra, onde Martim Afonso, fundador da Cidade, residiu por um ano (1532/1533) deixando-a para os capitães-mores que o sucederam. Recentemente foi descoberta uma segunda construção no local, que preserva parte da original. O espaço foi transformado em sítio arqueológico e centenas de peças com até 3 mil anos, encontradas no local, estão em exposição. Outra atração é a primeira parede erguida em alvenaria do Brasil. A casa de Martim Afonso fica na Praça 22 de Janeiro, 469, Gonzaguinha.

Um comentário: