Início

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SHOW PIROMUSICAL FECHA NOITE DE ANIVERSÁRIO VICENTINO

Queima de fogos especial com efeitos musicais encerrou nesta sexta (22/01) o quinto dia da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente Pela primeira vez, uma cidade da Baixada Santista recebeu um show piromusical (queima de fogos com efeitos visuais e sonoros), abrilhantando ainda mais o encerramento da festa de 478 anos da Cidade, comemorado nesta sexta-feira (22/01).

O espetáculo de luzes aconteceu na praia do Gonzaguinha, ao término do quinto dia da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. O público assistiu a quatro minutos de um espetáculo de fogos de artifício sincronizados à música criada exclusivamente para a noite de 22 de janeiro.

No Brasil, apenas as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro realizaram o mesmo tipo de show. De acordo com o secretário de Cultura, Renato Caruso, o Réveillon de Copacabana, na última virada de ano, inspirou a ideia de utilizar o recurso no aniversário de São Vicente. Foram 15 dias de preparação para que os fogos iluminassem o céu vicentino. “A Prefeitura de São Vicente já havia investido em novidades tecnológicas na montagem, com a cortina de água, que reflete imagens tridimensionais”, destacou Caruso.

Feira de Artesanato - O público que prestigia a 28ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente pode visitar o Primeiro Pavilhão de Cultura, montado na arena. O espaço conta com artesanato produzido por comunidades do Vale do Ribeira, trabalhos de associações vicentinas e ainda exposição que mostra fotos das edições anteriores da Encenação.

Além dos estandes de artesanato regional, os visitantes podem conferir apresentações musicais, roteiro histórico e gastronômico e objetos de artes plásticas. Registro, Cananéia, Iguape, Itariri, Juquiá, Sete Barras e Cajati são as cidades do Vale representadas na exibição.

Expositora de Itariri, Rosangela Silva fala que iniciativas como esta ajudam a divulgar as obras dos artesãos. “Isso faz as pessoas valorizarem o nosso trabalho”.Associações de São Vicente também integram a exposição. Um exemplo é a Casa Crescer e Brilhar, que comercializa chapéus, bonecos, bolsas e bijuterias. O local ainda mostra itens feitos pelos índios guaranis.

Homenagem – Também nesta sexta-feira (22/01), foi entregue a Therezinha Godoy Zebini, representante da anistia internacional, o prêmio “Todo Poder Vem do Voto”. A homenagem é uma forma de destacar o importante papel de Therezinha na luta pela a anistia e para o restabelecimento da democracia. A cerimônia aconteceu momentos antes do inicio da Encenação.
A representante da anistia lembrou que o movimento começou com a reunião de oito mulheres em volta de uma mesa de jantar. “Temos que expressar a democracia através do voto, cada um escolhe o seu candidato. A liberdade é o mais importante”.Histórico - Formada em direito, Therezinha Godoy Zerbini foi líder do Movimento Feminino pela Anistia, organizado em 1975. Depois de São Paulo o movimento se espalhou por outros Estados e agregou outros setores. Em 1978, o Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA) ampliou a campanha e foi realizado o Primeiro Congresso Nacional pela Anistia. Therezinha ficou presa durante um ano, na década de 1970, no presídio Tiradentes, na Capital.

Presenças - No quinto dia de apresentação, estiveram presentes o prefeito Tercio Garcia; os deputados federais Márcio França e Beto Mansur; os deputados estaduais Luciano Batista e Davi Zaia; o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini; as prefeitas de Cubatão, Márcia Rosa, e de Barra do Turvo, Rosângela Rosário da Silva; a presidente do Fundo Social de Santos, Sílvia Papa; o comandante do 39º BPI, coronel Prado; os secretários municipais Alfredo Martins (Habitação), Márcia Garcia (Assistência Social), Tânia Simões (Educação), Abílio Cecchi (Assuntos Metropolitanos), Emerson Santos (Planejamento e Gestão Orçamentária), Clóvis Vasconcellos (Imprensa e Comunicação Social), Léo Santos (Desenvolvimento Urbano e Manutenção Viária), Elizabeth Correia (Obras, Urbanismo e Serviços Públicos), Carlos Santiago (Ciência e Tecnologia), Jânio Benith (Governo), João Jorge Fernandes (Administração) e Brito Coelho (Turismo); o subprefeito da área continental, Ulisses Garavatti; o presidente da Codesavi, Márcio Papa; o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Paixão; o assessor especial de Assuntos Legislativo, Luiz Carlos Coccia; a responsável pela Unidade Executora Local (UEL) de São Vicente, Elizabete Bacellar; a assessora especial de Assuntos da Mulher, Lídia Ileck; e a conselheira estadual de Segurança Alimentar, Regina Covas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário