Início

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

3º Encontro Nacional de Hip Hop vai até domingo e promove debates e oficinas

Valéria Malzone


Créditos: Paulo Freitas
O 3º Encontro Nacional de Hip-Hop acontece até este domingo, em São Vicente. Promovido pela entidade Nação Hip-Hop Brasil, o evento está contando com palestras, workshops, performances e principalmente shows na arena montada na Praia do Gonzaguinha (onde aconteceu a Encenação).

Nesta sexta-feira, na abertura ocorrida na sede do Ilha Porchat Club, houve a apresentação do tema principal: Um mergulho na História e debates sociais e políticos com integrantes de grupos e com o secretário de Cultura de São Vicente, Renato Caruso.

Também aconteceram oficinas no Espaço Raízes e participação de grupos estrangeiros da Venezuela, da Argentina e do Chile, além de representantes do movimento de vários estados do Brasil e de municípios e regiões de São Paulo, principalmente. O ministro dos Esportes, Orlando Silva, que era aguardado na abertura pela organização, não compareceu.

Neste sábado, a partir das 15 horas, na arena da praia, está sendo aguardada a presença de Protógenes Queiróz, delegado da polícia federal, que deverá debater sobre o tema Juventude Encarcerada.

Interação

Segundo o presidente da Nação Hip-Hop Brasil, Erlei Roberto de Melo, mais conhecido como Aliado G rapper do grupo Face da Morte, o objetivo do encontro é promover troca de ideias e a interação com instituições e entidades.

“Aqui temos jovens da periferia, políticos e representantes de vários grupos para discutir a sociedade e o jovem”. Todas as oficinas e debates ocorrem de forma intercalada por performances e apresentações, durante todo o dia inteiro. É a primeira vez que um evento deste porte sobre o movimento hip-hop acontece na praia e aberto ao público.

Para o prefeito de São Vicente, Tércio Garcia (PSB), toda a iniciativa que envolva os jovens é válida. “Principalmente aqui na Cidade, onde contamos com um terço da população formada por pessoas menores de 17 anos de idade”.

Também para o deputado federal Márcio França (PSB) este tipo de evento, além do caráter social e político, pode beneficiar o turismo do Município. “Com manifestações organizadas, criam-se referências. E isso é importante para esta juventude”.

Além deles, marcaram presença na abertura do evento a deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT); o deputado estadual Pedro Bigardi (PcdoB); o coordenador da Secretaria de Identidade e Diversidade, Marcelo Manzatti (representando o Ministério da Cultura), além de vereadores de São Vicente e de outros municípios de São Paulo, envolvidos com a causa.

Música

Dentre as apresentações programadas estão nomes conhecidos do cenário musical como MV Bill, Rapin Hood, Face da Morte, Área 23 (Venezuela), Legua York (Chile) e Actitud Maria Marta (Argentina). Todas as atrações são gratuitas.

A Nação Hip-Hop Brasil foi fundada em 2005, quando foi realizado o primeiro encontro nacional. Com objetivo de organizar o movimento Hip-Hop e articular a comunidade, o grupo completou no dia do aniversário de São Vicente, 22 de janeiro, cinco anos. Para saber a programação completa acesse mergulhonahistoria.blogspot.com

Retirado do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário