Início

domingo, 22 de novembro de 2009

A Tribuna: 1ª Caminhada Histórica reúne cerca de 100 pessoas e abre a temporada na Cidade


Créditos: Adalberto Marques
De olho no verão que se aproxima, São Vicente abriu neste domingo a temporada com a realização de sua 1ª Caminhada Histórica. A concentração foi em frente ao Paço Municipal e reuniu cerca de 100 pessoas, sendo quase a metade formada pelos próprios organizadores.

O percurso foi escolhido cuidadosamente pelos organizadores para mostrar aos participantes o patrimônio histórico vicentino. “A cidade não tem padrão arquitetônico dos tempos coloniais, e praticamente divulga sua história com a encenação da chegada de Martim Afonso, que lembra da sua importância como a primeira cidade do Brasil”, destacou o secretário de Turismo do município, Brito Coelho.

Ainda por conta da alta temporada, está em fase de elaboração pela secretaria um programa de receptividade ao turista denominado Viva o turista! “Vamos criar um grupo de trabalho receptivo na Cidade, porque sabemos, através de pesquisas, que os turistas desconhecem todos os nossos patrimônios históricos. Há as praias, mas temos muito mais a oferecer”, adiantou Brito.

Depois de uma longa e divertida série de alongamento e aquecimento, a caminhada teve início logo após às 10 horas (estava prevista para as 9). E, durante o percurso, não faltaram reclamações do mau cheiro proveniente das caçambas, algumas quebradas e cheias de lixo, na orla da Praia do Gonzaguinha, por onde o cortejo passou.

A 1ª Caminhada Histórica de São Vicente foi promovida pelas secretarias de Cultura e Turismo do Município e foi uma iniciativa da Faculdade de Turismo da União Brasileira Educacional (Unibr), em parceria com a Prefeitura

O roteiro incluiu a Rua Frei Gaspar, que escreveu inúmeras obras como a Fundação da Capitania de São Vicente e Memórias para a História da Capitania de São Vicente. Ainda a Avenida Embaixador Pedro de Toledo, Casa do Barão e a Praça Tom Jobim.

Na Biquinha de São Vicente houve parada para uma breve encenação teatral contando os passos e a vida do Padre Anchieta no Brasil. Veja a seguir o trajeto, realizado em cerca de duas horas, devido a algumas paradas para se apreciar pontos turísticos naturais como a Ilha Porchat e a Baía do Gonzaguinha.

Créditos: Adalberto Marques
Créditos: Adalberto Marques
Créditos: Adalberto Marques
Créditos: Adalberto Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário