Início

quinta-feira, 20 de maio de 2010

São Vicente promove 1ª Semana de Cultura Cigana

De A Tribuna On-line



A Secretaria de Cultura (Secult) de São Vicente, em parceria com o Projeto Viva Cultura Cigana, promove a 1ª Semana de Cultura Cigana da Cidade, entre 24 e 29 de maio, no Parque Ipupiara (Praça 22 de janeiro, s/n), das 14 às 20 horas. A programação é gratuita e aberta ao público em geral.

A programação abrange os diversos temas que passam pelos costumes ciganos, tratando da origem do povo, com as roupas e adereços, além da dança e do credo religioso, já que a data é dedicada à Santa Sara Kali, padroeira universal dos povos ciganos.

A mostra será realizada diariamente, com exposição de bonecas com reproduções de roupas e adereços típicos, aplicação de técnicas alternativas como Reiki, uma energização com as mãos; calatonia, relaxamento feito por meio da aplicação de estímulos suaves, em áreas com uma maior concentração de receptores nervosos como pés, tornozelos e calcanhares; relaxamento com cristais; além de atividades como numerologia com florais; tarô e quiromancia.

O Dia Nacional do Cigano, comemorado dia 24 de maio, foi instituído em 2006 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reconheceu a importância da contribuição da etnia cigana no processo de formação da história e da identidade cultural brasileira.

A Tribuna: Baixada terá roteiro de Anchieta

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Tercio Garcia assina parceria com a Oscip para obras de restauro no Porto das Naus


De A Tribuna On-line


Créditos: Paulo Freitas

O prefeito de São Vicente, Tercio Garcia, assinou uma parceria, nesta quinta-feira, com a Organização de Desenvolvimento Cultural e Preservação Ambiental Ama-Brasil (Oscip), para obras de restauro do Porto das Naus, localizado na Avenida Tupiniquins, próximo à Ponte Pênsil. O local deve abrigar um museu de vidro que contará a história dos portos brasileiros.


Segundo o presidente da Ama-Brasil, José Luiz Aranha Moura, a captação de recursos será feita pela Lei Rouanet, que permite abatimento de impostos por parte das empresas patrocinadoras do projeto. Moura explica que será feita uma pré-prospecção arqueológica, que resultará no orçamento do projeto, a prospecção em si para a confecção do projeto e depois o início das obras.

O arqueólogo coordenador do trabalho, Manoel Gonzalez, diz que a pré-prospecção leva cerca de 15 dias e a prospecção (coleta de material arqueológico) de 2 a 3 meses.

O prefeito Tercio Garcia alertou que além da parte financeira, outros desafios terão que ser vencidos. “O acesso ao lugar é difícil porque temos, de um lado o mar e, do outro, o Parque Estadual Xixová-Japuí. Assim, a chegada e o estacionamento de veículos deverá ser bem estudada. Quem sabe conseguimos alavancar a visitação dos dois lugares, o Porto das Naus e o Parque Xixová”.

O Porto das Naus foi o primeiro porto de comércio entre os navios que chegavam à região, instalado oficialmente por Martim Afonso de Sousa, em 1532. Em 1580, foi construído em sua retaguarda o Engenho de Açúcar de Jerônimo Leitão.