Início

domingo, 31 de janeiro de 2010

A Tribuna: Carnaval 2010 será na Avenida Presidente Wilson

A Tribuna: Teleférico oferece passeios diários e vista inesquecível a 180 metros

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A Tribuna: História de SV passa pela Biquinha

3º Encontro Nacional de Hip Hop vai até domingo e promove debates e oficinas

Valéria Malzone


Créditos: Paulo Freitas
O 3º Encontro Nacional de Hip-Hop acontece até este domingo, em São Vicente. Promovido pela entidade Nação Hip-Hop Brasil, o evento está contando com palestras, workshops, performances e principalmente shows na arena montada na Praia do Gonzaguinha (onde aconteceu a Encenação).

Nesta sexta-feira, na abertura ocorrida na sede do Ilha Porchat Club, houve a apresentação do tema principal: Um mergulho na História e debates sociais e políticos com integrantes de grupos e com o secretário de Cultura de São Vicente, Renato Caruso.

Também aconteceram oficinas no Espaço Raízes e participação de grupos estrangeiros da Venezuela, da Argentina e do Chile, além de representantes do movimento de vários estados do Brasil e de municípios e regiões de São Paulo, principalmente. O ministro dos Esportes, Orlando Silva, que era aguardado na abertura pela organização, não compareceu.

Neste sábado, a partir das 15 horas, na arena da praia, está sendo aguardada a presença de Protógenes Queiróz, delegado da polícia federal, que deverá debater sobre o tema Juventude Encarcerada.

Interação

Segundo o presidente da Nação Hip-Hop Brasil, Erlei Roberto de Melo, mais conhecido como Aliado G rapper do grupo Face da Morte, o objetivo do encontro é promover troca de ideias e a interação com instituições e entidades.

“Aqui temos jovens da periferia, políticos e representantes de vários grupos para discutir a sociedade e o jovem”. Todas as oficinas e debates ocorrem de forma intercalada por performances e apresentações, durante todo o dia inteiro. É a primeira vez que um evento deste porte sobre o movimento hip-hop acontece na praia e aberto ao público.

Para o prefeito de São Vicente, Tércio Garcia (PSB), toda a iniciativa que envolva os jovens é válida. “Principalmente aqui na Cidade, onde contamos com um terço da população formada por pessoas menores de 17 anos de idade”.

Também para o deputado federal Márcio França (PSB) este tipo de evento, além do caráter social e político, pode beneficiar o turismo do Município. “Com manifestações organizadas, criam-se referências. E isso é importante para esta juventude”.

Além deles, marcaram presença na abertura do evento a deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT); o deputado estadual Pedro Bigardi (PcdoB); o coordenador da Secretaria de Identidade e Diversidade, Marcelo Manzatti (representando o Ministério da Cultura), além de vereadores de São Vicente e de outros municípios de São Paulo, envolvidos com a causa.

Música

Dentre as apresentações programadas estão nomes conhecidos do cenário musical como MV Bill, Rapin Hood, Face da Morte, Área 23 (Venezuela), Legua York (Chile) e Actitud Maria Marta (Argentina). Todas as atrações são gratuitas.

A Nação Hip-Hop Brasil foi fundada em 2005, quando foi realizado o primeiro encontro nacional. Com objetivo de organizar o movimento Hip-Hop e articular a comunidade, o grupo completou no dia do aniversário de São Vicente, 22 de janeiro, cinco anos. Para saber a programação completa acesse mergulhonahistoria.blogspot.com

Retirado do site:

HIP-HOP FAZ UM MERGULHO NA HISTÓRIA E COMEÇA ENCONTRO NACIONAL EM SÃO VICENTE

Representantes de oito estados brasileiros e do exterior participam de fóruns, intervenções culturais e shows até domingo (31/01)

Com muita música, poesia e vontade de mostrar o lado cultural do de um movimento organizado, foi aberto na manhã desta sexta-feira (29/01) o 3° Encontro Nacional do Hip-Hop, nas dependências do Ilha Porchat Clube. Centenas de representantes de oito estados brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Sergipe, Paraná, Santa Catarina e Goiás) e de três países (Argentina, Venezuela e Chile) participaram do evento, prestigiado por deputados e vereadores de São Paulo.

Até domingo (31/01), fóruns, intercâmbios culturais e shows com grandes nomes do ritmo no cenário nacional estarão em São Vicente, na arena cultural Hip-Hop Brasil, montada no mesmo local onde foi realizada a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, na Praça Tom Jobim. O tema central dos debates é um mergulho na história.
De acordo com o prefeito de São Vicente, Tercio Garcia, o Hip-Hop brasileiro enfrentou um longo caminho para organizar um encontro como este. “O movimento está mais organizado, por isso merece e precisa crescer”, destacou o prefeito, frisando a linguagem política, sensível e ligada à realidade do País. “São Vicente está de braços abertos para recebê-los”.

O secretário da Cultura, Renato Caruso, ressaltou a importância cultural do evento. “Depois de realizar a Encenação, o maior espetáculo em areia de praia do mundo e agora sediamos o Encontro Nacional. Definitivamente nossa Cidade entra no calendário cultural nacional”.

Já o deputado federal Márcio França lembrou que “o movimento Hip-Hop está compondo uma parte importante da história, por fazer, na Primeira Cidade do Brasil, um encontro como este”. E a deputada estadual Maria Lúcia Prandi completou: ”o movimento está construindo a história com a força da juventude”. Na ocasião estiveram presentes além do presidente da Câmara de Vereadores Paulo Lacerda, os vereadores Caio França, Diogo Batista, Marcelo Correa, Marco Bitencourt e Pedro Gouvêa

O coordenador geral da Secretaria de Identidade e Diversidade do Ministério Cultura, Marcelo Manzatti, representando o ministro Juca Ferreira, disse que a junção das forças culturais e políticas do movimento fazem muitas transformações. “O presidente Lula pediu para investirmos em cultura, pois só assim vamos diminuir as desigualdades”.
O encontro - Considerado o maior evento nacional de hip-hop, é a primeira vez que um encontro deste porte é realizado na praia e aberto ao público. Mais de mil pessoas já confirmaram presença, vindas de todos os estados brasileiros. O festival é uma iniciativa da Nação Hip-Hop e tem o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de São Vicente.

A importância histórica e cultural foi fundamental na escolha da Cidade para sediar o evento. “Como o tema do encontro é Um Mergulho na História, escolhemos São Vicente, por ser fruto da construção histórica do País”, conta Aliado G, rapper do grupo Face da Morte e presidente da Nação Hip-Hop.

O encontro contará também com oficinas, palestras e debates, realizados durante o dia, além dos shows que acontecem no período da noite. Dentre as apresentações estão nomes conhecidos do cenário musical como MV Bill, Rapin Hood, Face da Morte, Área 23 (Venezuela), Legua York (Chile) e Actitud Maria Marta (Argentina). Todas as atrações são gratuitas. Mais informações pelos telefones (13) 9792-0235 e (11) 8427-8879.

Histórico - A Nação Hip-Hop Brasil foi fundada em 2005, quando foi realizado o primeiro encontro nacional. Com objetivo de organizar o movimento Hip-Hop e articular a comunidade, o grupo completou no dia do aniversário de São Vicente, 22 de janeiro, cinco anos.

Shows - GOG (29/01, às 21h40), Rapin Hood (29/01, às 22h00), Arena 23 (30/01, às 22h30), Face da Morte (31/01 às 17h) e MV Bil (31/01 às 20h). Para saber a programação completa acesse mergulhonahistoria.blogspot.com.

Blog Amigos da Cultura desta a participação da Índia Bartira no Carnaval de São Vicente

Marissol Dias, a 'Índia Bartira', será a madrinha do Bloco Babahianas sem Taboleiro

Depois de brilhar como a Índia Bartira na Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, Marissol Dias será a madrinha do Bloco Babahianas sem Taboleiro. A agremiação, que completa 74 anos este ano, é uma das mais antigas do gênero no Estado de São Paulo e homenageará a Imprensa neste ano. Em 2008 recebeu o título de “patrimônio imaterial da cidade de São Vicente”, concedido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico de São Vicente (Condephasv).


Marissol Dias foi a vencedora do concurso Índia Bartira, que movimentou a Baixada Santista no ano passado para escolher quem interpretaria a personagem na encenação. Ela superou cerca de 400 candidatas e foi um dos grandes destaques do espetáculo realizado recentemente, chamando a atenção do público que lotou as arquibancadas armadas na Praia do Gonzaguinha.

Criado no dia 22 de janeiro de 1936 por dois irmãos, Alberto Sbravatti, o Babá, e Natalino Sbravatti, O Babahianas sem Taboleiro é um bloco patusco (palavra que significa diversão, farra) e alegra todos os domingos de carnaval das ruas vicentinas com homens desfilando vestidos de baianas, roupas femininas e fantasias. A concentração deste ano acontece domingo, dia 14 de fevereiro, a partir das 10 horas, em frente ao campo do São Vicente Atlético Clube, na rua Marquês de São Vicente.

O trajeto passa pela Igreja Matriz, Praça 22 de janeiro, Rua Padre Anchieta, Rua Frei Gaspar, Prefeitura e termina na Praia do Gonzaguinha. A festa dura por volta de três horas e reúne cerca de 50 mil pessoas.

Abadas
Para este ano, o bloco preparou uma inovação. Com o objetivo de atrair os mais jovens para o evento, haverá, pela primeira vez, a venda de abadas por R$ 7,99 com o logo da agremiação, além de servir como lembrança e também como forma de agregar os foliões.

Para completar a festa da Babahianas, haverá o bloco Vip X Folia que contará muita dança e Djs conhecidos da região. A concentração acontece a partir das 18 horas, na Praça Barão do Rio Branco, no Centro de São Vicente.

As vendas dos abadas ocorrem nas lojas da Vip-x. Informações no site www.vipx.com.br.

Os blocos têm patrocínio da Vip X e Aishty, promoção da Associação Amigos da Cultura e apoio da Clinicar, Morena Sereia, Prefeitura de São Vicente por meio da Secretaria de Cultura, Polícia Militar e Guarda Municipal.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

São Vicente se torna a partir de hoje capital mundial do hip-hop

São Vicente (SP) vai se tornar a partir de hoje (28) até o dia 31 de janeiro de 2010 a "capital do hip-hop". Segundo os organizadores do 3º encontro nacional da Nação Hip-Hop Brasil, a cidade reune as melhores condições para a atividade. Pois São Vicente é um património histórico nacional, por ser a primeira cidade do país, no qual o encontro terá como tema: "Hip-Hop um mergulho na historia".

Os motivos são muitos, mas o importante será reafirmar o crescimento do movimento como um todo agregrado a história do Brasil. "A partir de São Vicente foi construído a nação brasileira e será aqui que construiremos com mais de mil manos e minas do hip-hop do Brasil todo e artistas internacionais as ações da Nação Hip-Hop Brasil. A cidade não poderia ser outra." Fala confiante Aliado G, presidente nacional da entidade.

O evento é construido com o apoio do Ministério da Cultura e a Prefeitura de São Vicente e a entidade Brasil Jovem.

Renato Caruso, ocupante da secretaria de Cutura da cidade afirma: "A cidade quer abrigar este evento tão importante para o país. Pelo carater cultural e social que tem o hip-hop, a baixada é um celeiro do movimento e destas caracteristicas. Além disso desenvolvemos fortemente a importância histórica e cultural dentro projetos sociais aqui." informou, fazendo um comparativo ao slogan popular na cidade "São Vicente é a primeira em tudo. Foi a primeira Vila, primeira cidade, daqui saiu a primeira cachaça, e daqui vai sair um grande e produtivo encontro"

Fontes: mergulhonahistoria.blogspot.com
http://www.vermelho.org.br/tvvermelho/noticia.php?id_secao=29&id_noticia=122079

São Vicente se torna a partir de hoje capital mundial do hip-hop

São Vicente (SP) vai se tornar a partir de hoje (28) até o dia 31 de janeiro de 2010 a "capital do hip-hop". Segundo os organizadores do 3º encontro nacional da Nação Hip-Hop Brasil, a cidade reune as melhores condições para a atividade. Pois São Vicente é um património histórico nacional, por ser a primeira cidade do país, no qual o encontro terá como tema: "Hip-Hop um mergulho na historia". Os motivos são muitos, mas o importante será reafirmar o crescimento do movimento como um todo agregrado a história do Brasil. "A partir de São Vicente foi construído a nação brasileira e será aqui que construiremos com mais de mil manos e minas do hip-hop do Brasil todo e artistas internacionais as ações da Nação Hip-Hop Brasil. A cidade não poderia ser outra." Fala confiante Aliado G, presidente nacional da entidade. O evento é construido com o apoio do Ministério da Cultura e a Prefeitura de São Vicente e a entidade Brasil Jovem. Renato Caruso, ocupante da secretaria de Cutura da cidade afirma: "A cidade quer abrigar este evento tão importante para o país. Pelo carater cultural e social que tem o hip-hop, a baixada é um celeiro do movimento e destas caracteristicas. Além disso desenvolvemos fortemente a importância histórica e cultural dentro projetos sociais aqui." informou, fazendo um comparativo ao slogan popular na cidade "São Vicente é a primeira em tudo. Foi a primeira Vila, primeira cidade, daqui saiu a primeira cachaça, e daqui vai sair um grande e produtivo encontro" Fontes: mergulhonahistoria.blogspot.com
http://www.vermelho.org.br/tvvermelho/noticia.php?id_secao=29&id_noticia=122079


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Um pouco mais da Encenação de São Vicente em Fotos




A Encenação da fundação da Vila de sâo Vicente aconteceu na última semana entre os dias 18 e 24 de janeiro na arena montada na Praia do Gonzaguinha em São Vicente.

Retirado do site:


Deputado Luciano Batista prestigia estreia da Encenação de São Vicente

Extraído de: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - 27 de Janeiro de 2010

Deputado prestigia estreia da Encenação de São Vicente

Com o tema "Todo Poder Vem do Voto, São Vicente, a Primeira Democracia das Américas", a 28ª edição da Encenação de São Vicente estreou na noite do dia 18/01.

O deputado Luciano Batista (PSB) elogiou o trabalho de todos que contribuíram para a realização do espetáculo. "Mesmo não sendo a minha primeira vez no evento, fiquei impressionado com a grandeza da peça neste ano. A cada ano a apresentação supera as expectativas. O show de tecnologia surpreendeu a mim e a todo público presente, sem contar a desenvoltura de todos os artistas. Todos que contribuíram direta ou indiretamente para a este espetáculo estão de parabéns".

A encenação contou com atores da comunidade, que se dividiram em 16 núcleos, entre índios, guerreiros, nobres, membros da corte portuguesa e América e Europa. Oito mil espectadores lotaram as arquibancadas da arena montada na praia do Gonzaguinha.

Fundada em 22 de janeiro de 1532, São Vicente é apontada pelos historiadores como a primeira cidade do Brasil. Atualmente a cidade tem cerca de 323 mil habitantes.

lbatista@al.sp.gov.br

Autor: Da assessoria do deputado Luciano Batista
Publicado no site http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2067612/deputado-prestigia-estreia-da-encenacao-de-sao-vicente

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Encenação 2010_Fotos dos Bastidores


Do blog http://teatroarueiras.blogspot.com/

A Cia. Arueiras mostra as imagens dos bastidores da Encenação 2010, parabeniza a TODOS os envolvidos pelo execelente trabalho, agradece ao Secretário Renato Caruso, e aos seus braços direto e esquerdo: Sérgio Guerreiro, Luigi, Marcelo Blanco pelo convite, agradece aos diretores Roberto Marchese, Adna Cruz e Bebê pela confiança e oportunidade, a todos os assistentes, auxiliares e atores profissionais da região pela troca de experiência e união de equipe e principlamente para aos atores da comunidade (senhores, senhoras, adolescentes, crianças e deficientes) que não mediram esforços para acontecer este maravilhoso trabalho.


O diretor ousou, contagiou uma média de 1.800 envolvidos, fundiu a linguagem do cinema e teatro e conversou com São Pedro pra manerar com a chuva e vento no horário do espetáculo.

A todos nós envolvidos restava, acreditar no diretor, erguer as mangas e trabalhar com muito amor e seriedade.

RESULTADO: 7 NOITES com um público em média de 8.500 pessoas (POR NOITE) nos aplaudindo em pé.

PARABÉNS A TODOS QUE FIZERAM ACONTECER ESTA MARAVILHOSA ENCENAÇÃO 2010.

FOTOS PARTE 1

3° ENCONTRO DA NAÇÃO HIP HOP BRASIL

PROGRAMAÇÃO

ATIVIDADES PERMANENTES

* CINE 3D – Coordenação ONG Querô Espaço “Nois na tela”: Mostra Permanente
Cine 3-D “Espaço Quero” Curtas relacionados ao cotidiano hip-hop e periferia.

**Circuito Esportivo Mini-Hamp, Obstáculos de Skate e Tabela de Basquete~

Projeto Skate Skola Tour – Coordenado pela A.S.S.P - Associação de Skate de Santana do Parnaíba / SP


QUINTA FEIRA – 1° Dia - 28/01
10:00 H – Inicio do encontro de graffiti – Intervenção nos muros da cidade
12:00 H - Credenciamento das delegações, recepção na Praia da Biquinha
13:00 H: Abertura dos alojamentos
19:00 H: Festa das delegações (Coletivo Hip-Hop Caiçara e Coletivo Zona Oeste SP) Império ZO Viela 17

SEXTA FEIRA – 2° Dia 29/01
08:30 H Encerramento do café da manhã
09:00 H: Abertura Oficial Presença de Autoridades e Personalidades do Hip-Hop.
11:00 H - Exposição da Conferência “Um mergulho na História” Debatedores: Aliado G (Nação Hip-Hop Brasil), Aldo Rebelo (Dep. Federal) e Renato Caruso (SECULT)

15:30 H - Abertura dos Debates / Oficinas e Intervenções
- Espaço Raízes Tema: Rede Latinoamericana de Hip-Hop Máster (Área 23 - Venezuela) / Malena (Actitude Maria Marta – Argentina) / Aliado G (Face da Morte - Brasil) / Lulo (Légua York - Chile)
- Espaço “Palmares” Hip-Hop – Passado, Presente e Futuro Mediador: Beto Teoria (MC) Debatedores: Nelson Triunfo (dançarino), Bonga (Graffiteiro)
- Espaço “Preto Ghóes” Vota Hip-Hop Ocupando o Parlamento Mediador: BOB (Secretário de Cultura de Potengi/CE) Debatedores: Raisuli (Ver. Salto), Anderson 4P (Ver. Francisco Morato), Eva de Oliveira (Ver. de Sumaré)
- Espaço “Anastácia” Lugar de Mulher é no Hip-Hop Mediadora: Mercedes Alencar Debatedoras: Thiely Queen (Coletivo hip-hop mulher), DJ Simone, Simara (Soul Sisters)
- Espaço “Sabotage” Tema: “Liberdade de Expressão” Mediador: André (Site de Rua) Debatedores: Netinho de Paula (Apresentador), Hot Black (Programa Periferia / TV Aperipê-SE) Fabio Féter (Sistema Racional / TV Brasil) White Jay (TVE Hip-Hop Sul) Breaking
- Espaço “Nelson Triunfo“ Mostra / Oficina de Dança Casa do Hip-Hop de Diadema
- Espaço “Grandmasterflash“ DJ RM Clã Leste e DJ Big Edy Graffiti
- Espaço “Aleijadinho“: Oficina e Palestra Informativa Graffiteiro Shok RAP
- Espaço “Cartola“: Mostra / Oficina de Rima Bruno Cabrero (Páu de dá em doido) e Carlosavonts 18:00 H - Jantar Arena Cultural Nação Hip-Hop Brasil

19:30 H: Mostra de Grupos Convidados – Coletivo São Paulo e ABC
21:00 H: Homenagem a Bezerra da Silva – Projeto Rua do Samba de São Paulo DBS & a Quadrilha Rappin Hood Legua York - Chile

SABÁDO – 3º Dia 30/01
08:30 H: Encerra Café da Manhã

09:00 H: Abertura dos Debates / Oficinas / Mostra
- Espaço “Palmares” Existe um Hip-Hop Verde e Amarelo? Mediador: Serjão (Jacareí SP) Debatedores: Zé Brown, Japão ( Viela 17, Rap com Ciência), Virgula (PA)
- Espaço “Preto Ghóes”: Tema: Povo Brasileiro, Estado e Nação Mediador: Fabrício Lopes (CONJUVE) Debatedores: Renan (Inquérito), Douglas (UNEAFRO), André Gomes (Marília)
- Espaço “Anastácia” Tema: Se Liga! Sexo, Atitude e Informação Mediadora: Gisele (Coletivo Lilás) Debatedores: Rúbia RPW, Ornella (Camará), Dulce Xavier (SPPM - São Bernardo), Natasha Prevost (Canadá)
- Espaço “Sabotage” Sem justiça existe paz? Mediador: Macarão (Uzina Reggae, Instituto Sou da Paz) Debatedores: Beto de Oliveira (Secretária de Justiça/SP), Panikinho (Soweto Organização Negra), Doutor Marcelo (Salto) Breaking ~
- Espaço “Nelson Triunfo“ Mostra / Oficina de Dança Gerson (Afro Break), B.Boy Banks (Back Spin Crew), Dinamic Breaks Espaço “Grandmasterflash“ DJ Buiú e Convidados Graffiti
- Espaço “Aleijadinho“: Mostra / Oficina de Graffit Derf RAP
- Espaço “Cartola“: Mostra / Oficina de Rima Thiagão e Arnaldo Tifú – Batalha de Mc’s

12:30 H: Almoço
14:30 H: Desafio: Roda de capoeira X B.Boy / Rap X Repente

15:30 H: Abertura dos Debates / Oficinas / Mostra
- Espaço “Sabotage” Tema: Juventude Encarcerada Mediador: Elias (Mov. Hip-Hop Caiçara) Douglas (Realidade Cruel), Mano Oxi (DNA MC’s RS), Protógones Queiroz (Delegado da Policia Federal)
- Espaço “Palmares” Educação é meu canhão Mediador: Sancler (Sec. Cultura Araçatuba) Elizeu Gabriel (Pres. Comissão de Educação) / (Gustavo Petta Sec. de Esporte Campinas) / Neto (UNESP-Marília)
- Espaço “Anastácia” Hip-Hop Instrumento de Transformação ou Consumo? Mediadora: Ornella (Camará) Debatedoras: Natasha Prevost (Canadá), Joyce (Tarja Preta), Lunna (Mulheres no hip-hop)
A tarde: 4P Políticas Públicas Para a Periferia Mediador: Danilo (Diretor de Juventude de São Vicente) Debatedores: Danilo Moreira (Séc. Adjunto da Sec. de Juventude), Markão II (D.M.N), Netinho de Paula (Cantor e Vereador) Breaking – Coordenação B. Boy Chris
- Espaço “Nelson Triunfo“: Mostra / Oficina de Dança Expressão de Rua ,Breaknomaníacos (Rio Grande da Serra) Dança de Rua (Hip-Hop Caiçara)
- DJ Espaço “Grandmasterflash“: Mostra / Oficina de DJ DJ Slick e convidados Graffiti – Coordenação Bonga Espaço “Aleijadinho“: Mostra / Oficina de Graffit Thiagão RAP
- Espaço “Cartola“: Mostra / Oficina de Rima Projeto Mix-Tape Grito do Ipiranga, Coletivo Páu de Dá em Dóido

18:00 H Jantar Arena Cultural Nação Hip-Hop Brasil
20:00 H: Mostra de Grupos Convidados – Coletivo BH / Coletivo RS / Coletivo SC Show: Zé Brown (PE) / Ordem Própria Grupo Inquérito Realidade Cruel, Área 23 (Venezuela) Apresentação: Nuno Mendes

DOMINGO – 4º Dia 31/01
08:30 H: Encerra Café da Manhã
09:00 H: Plenária Final
10:30 H: Intervenção Especial: Lei Estadual do Hip-Hop (Dep. Raul Carrion / RS)
11:30 H: Lançamento do Livro “Hip-Hop a Lápis – A Literatura do Oprimido”
12:30 H: Almoço
14:00 H: Circuito Esportivo – Performances de Skate e Street Bol Intervenções Culturais na Tendas 4 Elementos – Jam Session e Freestyle / Batalha de Breaking / Performance de DJ’s Arena Cultural Nação Hip-Hop Brasil
16:00 H: Cia Pesado do Improviso / Banda Maloca Face da Morte MV Bill Actitud Maria Marta - Argentina Apresentação: Nuno Mendes

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SHOW PIROMUSICAL FECHA NOITE DE ANIVERSÁRIO VICENTINO

Queima de fogos especial com efeitos musicais encerrou nesta sexta (22/01) o quinto dia da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente Pela primeira vez, uma cidade da Baixada Santista recebeu um show piromusical (queima de fogos com efeitos visuais e sonoros), abrilhantando ainda mais o encerramento da festa de 478 anos da Cidade, comemorado nesta sexta-feira (22/01).

O espetáculo de luzes aconteceu na praia do Gonzaguinha, ao término do quinto dia da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. O público assistiu a quatro minutos de um espetáculo de fogos de artifício sincronizados à música criada exclusivamente para a noite de 22 de janeiro.

No Brasil, apenas as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro realizaram o mesmo tipo de show. De acordo com o secretário de Cultura, Renato Caruso, o Réveillon de Copacabana, na última virada de ano, inspirou a ideia de utilizar o recurso no aniversário de São Vicente. Foram 15 dias de preparação para que os fogos iluminassem o céu vicentino. “A Prefeitura de São Vicente já havia investido em novidades tecnológicas na montagem, com a cortina de água, que reflete imagens tridimensionais”, destacou Caruso.

Feira de Artesanato - O público que prestigia a 28ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente pode visitar o Primeiro Pavilhão de Cultura, montado na arena. O espaço conta com artesanato produzido por comunidades do Vale do Ribeira, trabalhos de associações vicentinas e ainda exposição que mostra fotos das edições anteriores da Encenação.

Além dos estandes de artesanato regional, os visitantes podem conferir apresentações musicais, roteiro histórico e gastronômico e objetos de artes plásticas. Registro, Cananéia, Iguape, Itariri, Juquiá, Sete Barras e Cajati são as cidades do Vale representadas na exibição.

Expositora de Itariri, Rosangela Silva fala que iniciativas como esta ajudam a divulgar as obras dos artesãos. “Isso faz as pessoas valorizarem o nosso trabalho”.Associações de São Vicente também integram a exposição. Um exemplo é a Casa Crescer e Brilhar, que comercializa chapéus, bonecos, bolsas e bijuterias. O local ainda mostra itens feitos pelos índios guaranis.

Homenagem – Também nesta sexta-feira (22/01), foi entregue a Therezinha Godoy Zebini, representante da anistia internacional, o prêmio “Todo Poder Vem do Voto”. A homenagem é uma forma de destacar o importante papel de Therezinha na luta pela a anistia e para o restabelecimento da democracia. A cerimônia aconteceu momentos antes do inicio da Encenação.
A representante da anistia lembrou que o movimento começou com a reunião de oito mulheres em volta de uma mesa de jantar. “Temos que expressar a democracia através do voto, cada um escolhe o seu candidato. A liberdade é o mais importante”.Histórico - Formada em direito, Therezinha Godoy Zerbini foi líder do Movimento Feminino pela Anistia, organizado em 1975. Depois de São Paulo o movimento se espalhou por outros Estados e agregou outros setores. Em 1978, o Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA) ampliou a campanha e foi realizado o Primeiro Congresso Nacional pela Anistia. Therezinha ficou presa durante um ano, na década de 1970, no presídio Tiradentes, na Capital.

Presenças - No quinto dia de apresentação, estiveram presentes o prefeito Tercio Garcia; os deputados federais Márcio França e Beto Mansur; os deputados estaduais Luciano Batista e Davi Zaia; o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini; as prefeitas de Cubatão, Márcia Rosa, e de Barra do Turvo, Rosângela Rosário da Silva; a presidente do Fundo Social de Santos, Sílvia Papa; o comandante do 39º BPI, coronel Prado; os secretários municipais Alfredo Martins (Habitação), Márcia Garcia (Assistência Social), Tânia Simões (Educação), Abílio Cecchi (Assuntos Metropolitanos), Emerson Santos (Planejamento e Gestão Orçamentária), Clóvis Vasconcellos (Imprensa e Comunicação Social), Léo Santos (Desenvolvimento Urbano e Manutenção Viária), Elizabeth Correia (Obras, Urbanismo e Serviços Públicos), Carlos Santiago (Ciência e Tecnologia), Jânio Benith (Governo), João Jorge Fernandes (Administração) e Brito Coelho (Turismo); o subprefeito da área continental, Ulisses Garavatti; o presidente da Codesavi, Márcio Papa; o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Paixão; o assessor especial de Assuntos Legislativo, Luiz Carlos Coccia; a responsável pela Unidade Executora Local (UEL) de São Vicente, Elizabete Bacellar; a assessora especial de Assuntos da Mulher, Lídia Ileck; e a conselheira estadual de Segurança Alimentar, Regina Covas.

A Tribuna: Internauta registra o encerramento da Encenação de São Vicente




Este domingo foi o último dia de apresentação da 28ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. A internauta Érika Aires da Costa registrou a forte emoção e a queima de fogos.

Elenco, público e as autoridades fizeram um balanço positivo e afirmaram que espetáculo de 2010 vai deixar saudade.

Mais uma vez, 1.270 atores da comunidade foram a parte principal da festa e contribuíram para a grandiosidade do espetáculo, que levou tecnologia e história à arena da Praia do Gonzaguinha. Os grupos de teatro amador também tiveram espaço para mostrar seu trabalho.

“A direção valorizou mais os artistas da região, que tiveram tanto destaque quanto o elenco principal”, afirmou a atriz Maryana Roedel, 20 anos, coordenadora do núcleo de crianças indígenas.

Para Thamires Leite, 12 anos, a Encenação foi uma oportunidade de fazer teatro e conhecer pessoas. A atriz-mirim, que interpreta uma das filhas de João Ramalho e Índia Bartira, confessou que o último dia de apresentação foi o mais emocionante, por ter sido a grande despedida. “Ainda pretendo entrar nas oficinas culturais de São Vicente e participar nos próximos anos. Quem sabe, um dia, não sou a própria Bartira?”, diz.

Um dos elementos que chamou bastante atenção de quem foi assistir à Encenação foi o núcleo dos Coringas, composto por alunos das oficinas culturais
promovidas pela Prefeitura. Esses personagens valorizaram a interatividade e o humor, trazendo as emoções do espetáculo para mais perto da plateia. “O público foi muito receptivo e interagiu com a gente, aplaudindo e dando muita risada. Quando terminava o espetáculo, eles nos chamavam para dar parabéns”, comenta Ariadne Hostins, 21 anos, integrante do núcleo.

O reconhecimento e os aplausos do público também foram direcionados à banda Open Gate, que abriu a Encenação com uma versão rock and roll do Hino Nacional. O guitarrista Luiz Oliveira destaca dois momentos emocionantes desta experiência. “A apresentação no dia do aniversário da Cidade, ao lado dos soldados do Exército, nos fez tocar com lágrimas nos olhos. Mas, o último dia de espetáculo foi o de maior empolgação e alegria do público. Não dá para descrever a energia absurda que sentimos diante de 8 mil pessoas”.

O diretor coreográfico da edição, Douglas Rebelo, comemora o sucesso dos sete dias de espetáculo. “Nós conseguimos alcançar o objetivo de criar um formato novo misturando multimídia com teatro de areia. O resultado foi melhor do que o esperado".


Retirado do site do jornal A Tribuna de Santos:

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=16958&idDepartamento=5&idCategoria=3

Henri Castelli e Juliana Knust usam roupas de época em festa em São Vicente

Dupla de atores participou da encenação da fundação da cidade.
Cissa Guimarães também esteve na peça de teatro com figurino exótico.
Henri Castelli e Juliana Knust usaram roupas de época.
O evento foi a encenação da fundação da cidade de São Vicente,
no litoral de São Paulo, na noite de domingo, 24.
A dupla de atores beijou-se no palco.
Cissa Guimarães também participou da peça de teatro
com figurino e maquiagem exóticos.

Photo Rio News/Photo Rio News

Henri Castelli e Juliana Knust participaram de evento em São Vicente

Photo Rio News/Photo Rio News

Cissa Guimarães usa figurino colorido em peça de teatro

Retirado do site: globo.com

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1461717-9798,00-HENRI+CASTELLI+E+JULIANA+KNUST+USAM+ROUPAS+DE+EPOCA+EM+FESTA+EM+SAO+VICENTE.html